terça-feira, 15 de dezembro de 2009
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Rótulos com a aplicação das frutas e marca - Por Rodrigo Garcia

Bom dia!
Elaine e Vanessa, aqui coloco os rótulos e embalagens com as frutas e a marca aplicada, ainda falta o Buriti, mas acretido que já dá pra irem colocando nas aplicações para a apresentação de amanhã.
As tipografias das informações são algo que precisamos também definir, só escrevi para uma melhor visualização.
Beijos
E até à noite
Rodrigo
sábado, 14 de novembro de 2009
Rótulos embalagens e vidros - Por Rodrigo Garcia

Bom dia!
Elaine e Vanessa cometi um equívo mande a embalagem do Buriti para vidro, porém era as em barras, coloquei uma ideia também de como podem ficar nas barras é simples mas precisamos andar e conforme forem andando as coisas a gente faz alterações necessárias.3
E utilizaremos isso também para as aplicações até terça.
Beijos
Ideia de rótulos para os vidros - Por Rodrigo Garcia
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Ilustração da frutas para as embalagens - Por Rodrigo Garcia

terça-feira, 10 de novembro de 2009
Análise FOFA
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Nova tipografia marca Mairacê - Por Rodrigo Garcia



Só que houve uma pequena mudança gente, olhando bem depois disso acho melhor a nossa marca ficar com a escrita na cor verde, mas nada impedindo de usarmos as duas cores para a marca dependendo da aplicação. Por que agora dá uma maior evidência à marca.
O que acham?
Agora é pensar nos layout das embalagens, rs...
Beijos
Rodrigo.
sábado, 31 de outubro de 2009
Sugestão de tipografia - Por Rodrigo Garcia
Sugestão de tipografia - Por Rodrigo Garcia
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Sugestão de tipografia da marca Mairacê - Por Rodrigo Garcia

Vanessa e Elaine, mesmo que tenhamos definidos qual marca usar acho que devemos fazer um estudo de tipografia , essa que coloco aqui da marca Delícia da empresa Bunge acho que é bem interessante por dar a ideia de movimento como tem em nossa representação de sol.
Mas tentarei desenha-la aqui como nome Mairacê e mostro hoje pra vocês a noite como fica.
Beijos!
Definição!!!!
Embalagens Doces - Por Rodrigo Garcia
Barras Doces - Por Rodrigo Garcia
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Postado por Elaine Vicente
Embalagem do Café Seleto de 1948. O café torrado e moído foi um dos primeiros produtos produzidos no Brasil e comercializado pré-acondicionado
Manteiga Regencia, datada de 1938.
Manteiga Regencia, datada de 1938.
Nessa época da vida brasileira: A produção no País era caseira e a embalagem mal tinha a função de proteção, era só um recipiente. Durante séculos tudo o que havia eram os ancestrais do barril, cuja função consistia meramente em conter e proteger o conteúdo. os produtos, incluindo os perecíveis, eram pesados no balcão e vendidos a granel. O grande divisor de águas no desenvolvimento das embalagens – não só no Brasil como no resto do mundo – foi o desenvolvimento do comércio.
A grande revolução na industria da embalagem foi quando ela teve de vender tudo o que continha. O fato contribuiu para a evolução das técnicas de impressão e para a origem do conceito de marca.

Site de referência http://www.furg.br/portaldeembalagens/dez/historia.html
Livro referência a História da Embalagem no Brasil, da editora ABRE.
Laranja Bahia - Por Rodrigo Garcia

Bom dia!
Professores e colegas aqui coloco um pouco sobre a LARANJA BAHIA, uma das frutas que iremos utilizar para a nossa linha de doces da Mairacê.
Laranja Bahia
Os citros compreendem um grande grupo de plantas do gênero Citrus e outros gêneros afins (Fortunella e Poncirus) ou híbridos da família Rutaceae, representado, na maioria, por laranjas (Citrus sinensis), tangerinas (Citrus reticulata e Citrus deliciosa), limões (Citrus limon), limas ácidas como o Tahiti (Citrus latifolia) e o Galego (Citrus aurantiifolia), e doces como a lima da Pérsia (Citrus limettioides), pomelo (Citrus paradisi), cidra (Citrus medica), laranja-azeda (Citrus aurantium) e toranjas (Citrus grandis).
As laranjas representam a principal espécie cítrica cultivada no País. A pujança da produção brasileira deve-se ao grande mercado mundial de exportação de suco. Com o conhecimento das qualidades nutricionais, a demanda para o suco cítrico tem crescido.
No caso do mercado interno, além do consumo da fruta, destaca-se a demanda de laranjas, tangerinas e limões para o preparo de suco fresco. Para o Tahiti e o Galego, junto com o uso culinário dá-se também o consumo misturado à cachaça no preparo da “caipirinha”.
Laranja Bahia e Baianinha - precoces: Também conhecidas como laranjas-de-umbigo por apresentar
um “umbigo” no fruto, do lado contrário do pedúnculo. Os frutos não apresentam sementes, a casca é
bem amarela, a polpa suculenta e sabor ácido e adocicado. Contém bastante vitamina C. A Baianinha tem o fruto menor.
Fonte: Esqueci de marcar, rs.
Carambola - Por Rodrigo Garcia

Bom dia!
Professores e colegas aqui coloco um pouco sobre a CARAMBOLA, uma das frutas que iremos utilizar para a nossa linha de doces da Mairacê.
Carambola É o fruto da caramboleira, uma árvore ornamental de pequeno porte, de flores brancas e purpúreas, largamente usada como planta de arborização de jardins e quintais. Originária da Índia, e muito conhecida na China, foi introduzida no Brasil em 1817. Plantada em quase todo o território nacional, começa a produzir frutos em torno de quatro anos de existência, dando em média duzentos frutos, podendo durar de cinquenta a setenta anos. A fruta parece uma estrela quando cortada e tem cinco gomos. De sabor agridoce, cor variando do verde ao amarelo, dependendo do grau de maturação, rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e contendo vitaminas A, C e do complexo B, a carambola é considerada uma fruta febrífuga (que serve para combater a febre), antiescorbútica (que serve para curar a doença escorbuto - carência de vitamina C, e que se caracteriza pela tendência a hemorragias) e, devido a grande quantidade de ácido oxálico, estimulador do apetite. Seu suco pode ser usado para tirar manchas de ferro, de tintas e ainda limpar metais. Sua casca é utilizada como antidesintérico, por possuir alto teor de tanino - cujo poder adstringente pode prender o intestino.
É considerada uma fruta de quintal, pois seu cultivo não é feito em escala, sendo produzida apenas em sítios, quintais, granjas e pomares de fazendas. É muito popular no estado de Pernambuco[carece de fontes?].
Pode ser consumida ao natural ou no preparo de geléias, caldas, sucos e compotas. Cortada em fatias e deixada no fogo brando com açúcar, fica quase da mesma consistência e sabor do doce de ameixa-preta. Na Índia e na China são bastante consumidas como sobremesa, assim como as flores e os frutos verdes, que são utilizados nas saladas.
RESSALVAS IMPORTATÍSSIMASPessoas portadoras de INSULFICIÊNCIA RENAL não podem comer carambola, pois esta fruta possui uma toxina natural que não é filtrada pelo RIM destas pessoas, ficando retida no organismo e atingindo o CÉREBRO, podendo levar inclusive à morte. Os sintomas de intoxicação são crise de soluços, confusão mental, convulsões e coma. Portadores de DIABETES devem consultar o médico antes de comer, pois podem sofrer de insuficiência renal e não saber.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carambola
Acesso: 19/10/2009
A Pitanga - Por Rodrigo Garcia

Bom dia!
Professores e colegas aqui coloco um pouco sobre a PITANGA, uma das frutas que iremos utilizar para a nossa linha de doces da Mairacê.
Obs: A pintaga também é usada para comésticos, como podemos observar na NATURA EKOS.
A Pitanga
A pitanga é o fruto da pitangueira, ou Eugenia uniflora. Tem a forma de drupa globosa e carnosa, com as cores vermelha (a mais comum), amarela ou preta.
Na mesma árvore, o fruto poderá ter desde as cores verde, amarelo e alaranjado até a cor vermelho intenso de acordo com o grau de maturação. Existe outra espécie, homônima a Eugenia uniflora O. Berg, descrita em 1857, e renomeada Eugenia lineatifolia (O. Berg) Mattos em 1993. Este fruto não é produzido comercialmente pois, quando maduro, fica muito tenro e danifica-se facilmente com o transporte. Apesar disto, é apreciado no Brasil pois é muito saboroso, além de ser rico em cálcio.
Etimologia
A palavra "pitanga" vem do tupi-guarani pï'tana, que significa "vermelho" (a cor mais comum deste fruto), ou aquilo que se qualifica pela sua cor avermelhada, que tem a pele vermelha, corada . Pitangueira é uma palavra híbrida formada pelo termo ´pitanga` e pelo sufixo nominativo plural "eiras", do latim "'ariu", que significa coleção, quantidade, relação, posse.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pitanga
Acesso: 19/10/2009
O Buriti - Por Rodrigo Garcia

Professores e colegas aqui coloco um pouco sobre o BURITI, uma das frutas que iremos utilizar para a nossa linha de doces da Mairacê.
O Buriti
O buritizeiro é uma palmeira amazônica facilmente encontrada no norte do Maranhão. De tronco fino e alongado, copa pequena e circular, a árvore pode alcançar os 35 metros de altura. Resistente, a palmeira se adapta melhor em terrenos alagados à beira de rios e igarapés.
Também chamado de miriti, o buriti é a fruta do buritizeiro. Semelhante a um coquinho, ele possui uma casca dura, de coloração vinho-avermelhado e coberta por desenhos que lembram escamas. A polpa do buriti é amarelada e geralmente é usada na culinária como matéria-prima para doces e bombons.
“E também como podemos ver na área de cosméticos, por exemplo, a NATURA EKOS utilizou o Buriti para cuidar da pele”. Rodrigo.
Além de utilizado comercialmente no artesanato e na culinária, o buritizeiro é fundamental para os ribeirinhos em seu dia-a-dia. As folhas da palmeira são usadas para fazer corda ou servir de teto de casas mais humildes. Os troncos podem ser utilizados na feitura de trapiches e estivas ou perfurados para que seja extraída uma seiva açucarada que, depois de tratada, pode servir de adoçante.
Fonte: http://www.brasilsabor.com.br/por/iguarias/item/33
Acesso: 19/10/2009
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Marca Mairacê com a curvatura na tipografia - por Rodrigo Garcia

novas opções de marca
olhar para a marca dá um certo fechamento.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Marca Mairacê elemento diferencial - por Rodrigo Garcia


quarta-feira, 14 de outubro de 2009
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Nova proposta da marca Mairacê - por Rodrigo Garcia




sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Marca-processo - por Rodrigo Garcia



Bom dia!
Professores aqui coloco nossa outra proposta de marca, porém já existe uma outra bem mais sintética.
Somente para registro e acompanharem a quantas andam nossos processos.
Conforme a apresentação de ontem, vamos buscar trabalhar melhor os degradês usando os pantones e diminir as quantidade de cores no elemento que representa o sol.
E este elemento gráfico na parte inferior do nome pode ser que não permaneça.
A tipologia estamos pesquisando.
Mas a marca vai mudar em alguns elementos e procuraremos deixá-la mais sintética.
Ah!
Professor João o cd do Zeca que você havia comentado referente à fonte em mosaico ainda não achei se puder ajudar a encontrarmos...
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Logomarca - por Rodrigo Garcia

Professores e colegas Elaine e Vanessa.
Professora Carol, fiz algumas pequenas variações com a tipografia da marca em relação a cor preta que você havia comentado para dar uma suavizada, mas ainda acho que deve permanecer aquela que tem como fundo a cor preta, parece-me que dá mais ar de sustentação e realça o nome Mairacê.
Obs: Alguns logos estão diferentes por serem de um outro processo.
Mas por favor opinem.
Rodrigo Garcia.
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
INDICAÇÃO IMAGÉTICA PARA CADA PONTO DA FUNÇÃO - por Elaine
Significado
s.f. Forte impressão de prazer causada pela posse de um bem real ou imaginário: pular de alegria.
Júbilo, contentamento, gáudio.
Tudo que alegra e contenta: os filhos são a alegria dos pais.
Sucesso feliz.
Festa, divertimento.
Sinônimos de alegria
Alegria: agrado, alacridade, bom-humor, contentamento, desfastio, entusiasmo, jovialidade, jubilidade, júbilo, ledice, prazer, regozijo e satisfação
Citação com alegria
Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade. Georges Bernanos