terça-feira, 20 de outubro de 2009

Laranja Bahia - Por Rodrigo Garcia


Bom dia!
Professores e colegas aqui coloco um pouco sobre a LARANJA BAHIA, uma das frutas que iremos utilizar para a nossa linha de doces da Mairacê.

Laranja Bahia


Os citros compreendem um grande grupo de plantas do gênero Citrus e outros gêneros afins (Fortunella e Poncirus) ou híbridos da família Rutaceae, representado, na maioria, por laranjas (Citrus sinensis), tangerinas (Citrus reticulata e Citrus deliciosa), limões (Citrus limon), limas ácidas como o Tahiti (Citrus latifolia) e o Galego (Citrus aurantiifolia), e doces como a lima da Pérsia (Citrus limettioides), pomelo (Citrus paradisi), cidra (Citrus medica), laranja-azeda (Citrus aurantium) e toranjas (Citrus grandis).

As laranjas representam a principal espécie cítrica cultivada no País. A pujança da produção brasileira deve-se ao grande mercado mundial de exportação de suco. Com o conhecimento das qualidades nutricionais, a demanda para o suco cítrico tem crescido.

No caso do mercado interno, além do consumo da fruta, destaca-se a demanda de laranjas, tangerinas e limões para o preparo de suco fresco. Para o Tahiti e o Galego, junto com o uso culinário dá-se também o consumo misturado à cachaça no preparo da “caipirinha”.

Laranja Bahia e Baianinha - precoces: Também conhecidas como laranjas-de-umbigo por apresentar
um “umbigo” no fruto, do lado contrário do pedúnculo. Os frutos não apresentam sementes, a casca é
bem amarela, a polpa suculenta e sabor ácido e adocicado. Contém bastante vitamina C. A Baianinha tem o fruto menor.


Fonte: Esqueci de marcar, rs.


Um comentário: